Usar o 13º salário para quitar as dívidas é um bom negócio?

É comum que as pessoas esperem que o 13º salário chegue no final do ano para fazer uma viagem, completar a ceia de natal com várias guloseimas, comprar alguns presentes, fazer compras pessoais, entre tantas outras coisas que pode ser possível fazer com o auxílio do 13º salário que entra todos os anos para os empregados de carteira assinada.

Muitas pessoas infelizmente não podem desfrutar desse benefício, devido as dívidas que acumularam ao decorrer do ano, e com o benefício do dinheiro extra, optam por quitar suas dívidas, mas, será realmente que é um bom negócio?

Use o 13º salário para dívidas maiores

Caso você queira quitar as dívidas com o auxílio do 13º salário, é indicado que você primeiramente quite as dívidas maiores, sendo assim fica mais fácil você se organizar para o próximo ano, sendo que as dívidas maiores contam com os juros também maiores, caso você atrase, as dívidas só aumentam, sendo assim, opte por quitar as maiores!

Planejamento já pensando no 13º salário

No final do ano é a data que as pessoas mais entram em dívidas, devido à falta de planejamento, contudo, dezembro conta com as festas, as férias, juntamente com o ano novo, as pessoas acabam consumindo muito e consequentemente gastando muito dinheiro, e muitas vezes se endividando e começando o próximo ano já com algumas dívidas acumuladas!

Fique atento e economize nesses meses e datas, confira:

Dezembro

  • Férias – descontração – gastos
  • Natal – Confraternização – gastos
  • Ano novo –  festas – gastos

Janeiro/Fevereiro

  • IPVA – IPTU – gastos
  • Matricula escolar – gastos
  • Materiais escolares – gastos
  • Carnaval – gastos

É necessário ter bastante planejamento, pois, geralmente esses três meses são de total gasto, o consumo é muito alto, e os gastos passam despercebidos devido as confraternizações, descontrações e coisas do tipo. Mas, saiba que se planejar e economizar no final de ano é o mais correto a se fazer, é como se fosse “remar contra a maré”, mas, pelo menos você começará o ano totalmente tranquilo.

O ano novo começa em janeiro, não depois do carnaval

Parece óbvio, mas, realmente não é, muitas pessoas acreditam que o ano começa depois do carnaval, e geralmente se você tiver essa mesma mentalidade, entretanto, provavelmente que você poderá acumular algumas dívidas, mesmo usando seu 13º salário para quitar suas dívidas, o que acontece é que muitas pessoas mesmo que endividadas, usam o 13º para festas, no calor da emoção nem percebem que precisam desesperadamente quitar suas dívidas, só realmente vão prestar atenção quando o carnaval já se passou e a fixa realmente começa a cair, por esse motivo é tão importante estar atento a economizar nas festas de final e começo de ano!

É um bom negócio usar o 13º salário para quitar minhas dívidas?

Se você tem a oportunidade de quitar suas dívidas com seu 13º salário, com certeza é um excelente negócio, sendo que, você fechará o ano totalmente tranquilo, começará o ano novo da melhor maneira, poderá fazer novos planejamentos, mudar o estilo de vida, além de que o dinheiro que sobrar das parcelas que você devia, agora irão ser totalmente seus, é um investimento que sempre é ótimo, quitar as dívidas vai melhor sua saúde também!

Não existe pior situação do que deitar a noite na cama, depois de um dia inteiro de trabalho, e mesmo assim não conseguir dormir por conta das dívidas. Portanto, se você tem as dívidas quitadas você tem a chance de dormir tranquilamente, planejar viagens, comprar novos produtos, se possível à vista, entre tantas outras coisas que esse dinheiro que sobrará, poderá lhe proporcionar!


hábitos que fazem você perder dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *