Saiba se o sonho de morar sozinho é caro!

Morar sozinho é uma decisão de inúmeros fatores, uns moram sozinhos porque querem privacidade, outros moram sozinhos para ficarem mais pertos do trabalho, da faculdade, morar sozinho sem dúvidas é ter mais liberdade e planejar projetos para o futuro, é ter independência, porém, muitos acabam indo morar sozinhos por impulso, por desejo, sem se quer fazer nenhum planejamento, nem se quer perguntam se é caro, se realmente conseguem sustentar uma casa, mas, afinal, morar sozinho custa caro?

Despesas fixas de morar sozinho

Se você tem a oportunidade de ter sua casa própria você já estará economizando no dinheiro do aluguel. Se financiar sua casa você já terá uma despesa fixa, “as parcelas”, e consequentemente é assim também o aluguel.

Muitas pessoas ao irem morar sozinhas começam pelo aluguel, que muitas vezes não é tão barato. Além da despesa fixa do aluguel, você terá as despesas de água e luz, e para seu conforto e auxilio também deve investir em moveis, acesso à internet, telefone, alimentação, todas essas despesas você deve levar em conta.

Faça primeiro uma organização de todas essas despesas e veja se seu salário atual pode sustentar esse sonho!

Economias ao morar sozinho

Você deve fazer um plano econômico, fazer uma lista de toda sua renda, afinal, cuidar de uma casa requer responsabilidade, e responsabilidade necessita muito de organização, ninguém quer passar necessidades, por esse motivo é tão importante você ter um sistema financeiro.

Planejamento deve ser feito ao morar sozinho

Se você pretende ir morar sozinho, faça um planejamento, dessa forma, veja qual casa tem o custo mais baixo com boa qualidade, escolha uma casa na qual estejam em bom estado, se não, os prejuízos serão maiores, procure ter certeza que você conseguirá todos os meses acertar os alugueis sem que fique com dividas, é necessário que você também tenha um dinheiro reserva para os imprevistos, como a troca do chuveiro, reparo nas luzes, moveis que se quebram, entre outros.

Compartilhar a moradia

Compartilhar a moradia é uma forma eficiente de ter tranquilidade ao ir morar “sozinho”. Portanto, converse com seus amigos, dividem as dívidas e despesas da casa, fazendo esse acordo, tudo fica mais leve e fácil.

Porém, tenham método de pagamento, façam planilhas financeiras, por exemplo, um mês um amigo faz as compras da alimentação, o outro paga as contas de luz e o outro paga o aluguel, ou simplesmente, todos dividem essas despesas, deve-se ter uma organização consciente para não haver desonestidade, escolha as pessoas certas para irem morar junto contigo!

Aplicativos de economia e algumas observações

Baixe aplicativos de economia, os aplicativos têm a função de lhe orientar em suas despesas. Portanto, fazer todo seu sistema financeiro, avisar quando é o dia de pagar suas contas, e todas essas funções podem ser vantajosas.

Certifique-se de ter certeza de suas decisões, morar sozinho é uma escolha séria e necessita de muita maturidade, pense, reflita e veja se realmente no momento compensa morar sozinho. Se você tem um salário que permite você tomar essa decisão, vá em busca de realizar o seu sonho, experimente novas experiências. Mas, caso sinta que ainda não é o momento, reflita, morar sozinho custa caro?

5 maneiras de mudar o estilo de vida e quitar as dívidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *