Bons professores transformam pessoas em bons cidadãos

Professores são seres que fazem da sua profissão uma missão de transformar várias vidas, todo ser humano pelo menos uma vez na vida já teve um professor!

A semente plantada no coração dos alunos pode florescer pela vida inteira. Cada professor que passa em nossas vidas, de alguma forma acaba ficando em nossa memória para sempre. Até mesmo os professores que na época não gostamos muito, depois que crescemos percebemos o tanto que eles queriam nosso bem e o quanto eles foram essências em nossa formação!

As primeiras letras vem com o auxilio dos professores

Há quem aprenda ler em casa, com os pais, mas a maioria da população aprende a ler com um professor, e nessa época a pedagogia é fundamental.

Ali temos o nosso primeiro contato com outras pessoas que futuramente serão nossos amigos, contudo, aprendemos a socializar, nossa primeira formação marca muito.

Dificilmente as pessoas esquecem de sua primeira escola, de seu primeiro professor. Quem não se lembra do famoso “A-E-I-O-U” a sala inteira repetindo junto, não tem como não se recordar!

No ensino fundamental tudo é muito mágico

No ensino fundamental já começos a fazer lições de lógica, de criatividade, tudo se torna muito interessante. A sorte de ter um bom professor nessa época é o que faz as sementes germinarem. Lembro como se fosse hoje, o primeiro passeio no teatro, nos museus, nas casas de arte.

Os primeiros textos e as primeiras poesias, a infinidade de número que existe, tudo é realmente muito novo, e muito apaixonante!

Primeiros momentos…

Quando o professor diz que a gente pode escrever de “caneta” é o momento mais emocionante de todo mundo. Dá uma sensação na criançada de que “agora estamos crescidos, já podemos usar a caneta, eu já sou responsável”.

Os textos na lousa começam a ficar maiores, as mãos começam a cansar, e sempre um tem para testar a fé do professor e reclamar. Mas mal sabíamos que esses mesmos professores se tornariam tão especiais em nossa vida, uns chegam até virar nossos amigos, nos livram de cada furada, nos dão conselhos, se dedicam a nos ensinar!

Ensino médio é uma descoberta e a paciência dos professores é tudo!

No ensino médio já estamos um tanto quanto crescidos, já queremos conhecer mais os professores, e eles nos conhecem bem.

Sabe sentir como cada aluno está, se está bem se aconteceu alguma coisa, entretanto, é o momento em que percebemos o quanto eles são importantes para a gente.

A paciência que eles têm com nossa “criancice adolescente” é surreal, e mesmo com tantos sentimentos a flor da pele que estamos vivendo. Eles não desistem de nós, acreditam na gente, querem realmente mudanças em nossas vidas.

Aulas alternativas…

Lembro das aulas que um antigo professor passava, que fugia da sua grade curricular, contudo, ele simplesmente colocava na lousa algumas palavras sobre a vida.

Nos ensinava que depois da escola, tudo se transformaria novamente, assim como cada estágio escolar transformava, só que depois da escola, nós não teríamos mais eles, e agora a grande professora séria a vida, prestávamos atenção em cada palavra, porém, na época nem acreditávamos que seria tudo isso mesmo, mas enfim, mais uma vez eram eles nos ensinando, só que agora a sermos bons cidadãos, e lembro como se fosse hoje, no último dia de aula, em forma de gratidão os abraços se fizeram emoção, não era uma despedida, era somente como se o filho estivesse saindo de casa pela primeira vez, para ir morar na cidade grande, longe dos pais.

Ensino superior e cursos técnicos, a humanidade nos surpreende e os professores não nos abandonam!

Apesar das correrias e ter que muitas vezes conciliar trabalho com estudo, enfrentamos muitas batalhas, e mais uma vez eles estão presentes em nossa vida, nos ensinando, mais uma vez querendo nosso melhor, nossa formação, nosso futuro e nosso sucesso, agora, somos adultos, e passamos a valorizar mais tudo que eles fazem por nós, e passamos agora a refletir sobre todos os professores que passaram em nossas vidas, contudo, hoje percebemos que eles além de heróis, são também humanos, e essa transição é um tanto quanto estranha, porque começamos a perceber que os professores são como nós, a amizade fica mais forte, e até algumas cervejas depois da aula pode acontecer!

Aos professores com carinho!

Seres humanos que formam e transformam vidas, que lutam pela educação e um país melhor, pessoas que como nós, porém com a missão de melhorar o mundo explicitamente, somos o que somos por nossa base familiar, e também pelos bons professores que marcaram nossas vidas, gratidão a todos os envolvidos!

O relacionamento acaba, mas a amizade fica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *